Boletim de ocorrências #77

Acabei de chegar do trabalho... que delícia! Nada pra fazer... até amanhã, pelo menos.

Me dou conta de que uma das coisas que gosto no meu trabalho, é que tenho vários dias livres. Vários dias para ficar em casa, sem fazer nada, durante a semana.

Sim, tem seu lado negativo. Frequentemente, eu trabalho no fim de semana. Será que é disso que se está falando quando se diz “trabalhe enquanto eles dormem” ? Então, sim, trabalho no fim de semana, trabalho até tarde, trabalho cedo demais, trabalho enquanto eles dormem... um dia com horários parecidos com horário de escritório é um evento fora do comum e que também me causa um prazer inesperado. O prazer de fazer algo diferente, de trabalhar das 9 às 6. Que aventura!

Mas o maior prazer é o de poder passar um dia inteiro, se eu quiser, no sofá, ouvindo música, lendo, escrevendo, dormindo... enquanto eles trabalham! Claro, também, indo ao supermercado, fazendo faxina, trabalhando em outras coisas. Mas se eu quiser, e com frequência quero, eu posso sim ficar aproveitando minha casa vazia, o sol por todos os lados, a luz... ia dizer o silêncio, mas como moro do lado de uma estação de trem, o silêncio é um conceito bastante relativo. Enfim! Posso passar o dia de pernas pro ar!

Poderia fazer isso no fim de semana? Poderia, claro. Mas é diferente. Talvez pelo fato de que no fim de semana os outros também estão livres, que eu não estou sozinho, vivendo minha vida de exceção. Talvez a presença do outro em casa me confira um senso de dever. Dever aproveitar, dever ser útil, dever ser normal e fazer coisas para provar que estou descansando no fim de semana. Para descansar no fim de semana é preciso sair na sexta, ir ao cinema no sábado, fazer um piquenique no domingo.

Se você passou o fim de semana no sofá... isso vai ser lido como um mau sinal. Sinal de que você está fechado em si mesmo (ensimesmado, que chama?), perdendo o contato com a vida em sociedade, com o coletivo, com o que é compartilhado com o outro (compartilhar com o outro é um pleonasmo?). Durante a semana, ninguém nem fica sabendo que eu passei a tarde no sofá, olhando para o nada ou pensando em pleonasmos. Ninguém fica sabendo que fui à academia, ao supermercado, ao cabelereiro. Ninguém fica sabendo que fiz uma massagem, uma faxina, um bolo. Ou seja, durante a semana, eu sou livre!

Bom... quer dizer... não é bem assim.

Também poderia contar que passo o dia no sofá, sem fazer nada, porque estou exausto. Porque não tenho forças pra fazer o que quer que seja, depois de alguns dias de trabalho nesses horários malucos. Depois de sentir na pele a exploração do mundo do trabalho. Já falei disso por aqui.

Mas hoje estou otimista. Deve ser a chegada do verão, do calor, que dá uma nova perspectiva para a realidade. Melhor aproveitar. Não é sempre.

Então... coloco este aspecto do meu trabalho a meu favor e organizo minha vida neste imprevisível dos dias livres durante a semana e dos dias livres do fim de semana. E não é que tem espaço pra tudo? Pra ficar sozinho, pra não fazer nada, para escrever boletins semanais, mas também para descansar ativamente, oficialmente, em sociedade. Encontrando os amigos, estudando novos projetos, botando ordem na desordem.

E, hoje, ter consciência que tenho espaço para tudo isso... me deixa feliz.

Pronto, falei!

Comentários

  1. Eu gosto de trabalhar de madrugada pq os outros estão dormindo. Eu consigo descansar melhor quando a casa está limpa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Espelho, espelho meu, qual o B.O. que você mais leu?

Boletim de ocorrências #05

Boletim de Ocorrências #30

Boletim de ocorrências #68 : Ela, parte 4 [FIM]

Boletim de ocorrências #04

Boletim de ocorrências #73 : Enciclopédia, parte 2 [K-S]

Boletim de ocorrências #11

Boletim de Ocorrências #24

Boletim de ocorrências #01

Boletim de ocorrências #09

Boletim de ocorrências #65 : ELA, parte 1